sexta-feira, 7 de julho de 2023

Processo de escrita - Fontes importam

Quem nunca passou horas brincando com as fontes do Word ou do Powerpoint? Examinando todos os diferentes modos de apresentar uma palavra ou até mesmo as usando para criar projetos de lição de casa ou simples projetos pessoais.

Há várias fontes diferentes, e o modo como elas apresentam as palavras tem um poder significante tanto na apresentação do seu trabalho e na leitura desse.

E a fonte que você usa pode muito bem influenciar o seu processo de trabalho!

Mas do que estou falando e sobre quais fontes?

Estou falando sobre Comic Sans e Times New Roman!

  • Quer escrever com mais facilidade? Tente escrever usando Comic Sans.

Sim, eu sei o que você está pensando e eu sei que o mundo parece ter uma vendetta contra essa fonte, mas, acredite ou não, ela é uma fonte muito útil. Por que escrever usando Comic Sans, você pergunta? Comic Sans é uma fonte simples, com letras arredondadas e largas, bem fácil de ler. Escrever em Comic Sans permite que seu cérebro se acomode às palavras com mais facilidade, fazendo-o acreditar que o trabalho é bem mais simples do que ele é.

É claro que, para algumas pessoas, Comic Sans não funcione, mas então não tenha medo de experimentar! Procure usar outras fontes que possuem essa aparência "infantil" ou "brincalhona", use fontes simples, que façam o seu cérebro se sentir menos forçado a fazer algo sério, formal ou bem desenvolvido.

Lembre-se: Essa é só uma versão do seu trabalho/projeto, você pode mudar a fonte quando quiser! Não tem porque ter vergonha de usar uma fonte só porque o mundo gosta de rir do uso dela! Não tenha medo de usar o que pode te ajudar!

  • Pronto para editar seu projeto? Mude a fonte para Times New Roman ou Arial!

Embora isso possa ser uma direta continuação do ponto anterior, em termo geral, utilizar-se de fontes como Times New Roman, Arial, Courier ou outras similares durante a edição do seu trabalho, é muito útil! Mesmo que seu trabalho não vá a ser publicado com essas fontes, essas são as fontes mais comumente usadas em projetos publicados. 

Usando essas fontes durante a edição, fará com que você se sinta mais profissional, como se estivesse preparando seu trabalho para uma apresentação importante, mesmo se isso não for acontecer. Desse modo você se torna mais atento para os mínimos detalhes, os mínimos erros e tudo o que pode, ou deve, ser modificado ou melhor escrito!

--

Eu aprendi essa técnica há pouco tempo e usando ela eu consegui escrever muito mais e escrever muito melhor! Só ano passado eu escrevi mais de 300 mil palavras e eu acredito que foi por causa dessa mudança na fonte das minhas histórias!

É claro, talvez isso não funcione para todo mundo! Mas eu achei que seria legal compartilhar! ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário