quarta-feira, 5 de julho de 2023

Worldbuilding - As Línguas do Grande Reino

🌟🌎Hora de Worldbuilding!🌎🌟

História: A Saga do Destino

~~

Vamos falar sobre Ângâm Mún'djér ou, em português, o Grande Reino!

O Grande Reino é uma terra de magos e seres poderosos, cheio de culturas, tradições e histórias. E para guardar seus conhecimentos para o futuro, uma sociedade precisa de um método útil para se comunicar. Aqui entra a maravilha da fala.

O Grande Reino possui três línguas oficiais, além de outras línguas menores que fazem parte de seu território. Vamos dar uma olhada nelas, sim?

Começando pela língua principal do Grande Reino, sua língua franca: 

~Língua Magúz~

Nomeada a partir do clã Magúz, um grupo de famílias de magos poderosos que chegaram ao Grande Reino de ilhas distantes do Vasto Oceano. A língua Magúz é falada por cerca de 98% da população e é utilizada em todos os métodos de comunicação, verbal ou escrita, no Grande Reino.

A língua Magúz evoluiu da uma forma arcaica, hoje em dia conhecida como Língua Antiga (Médjaug'nilô Adjìtná). Embora essa não seja mais utilizada pela maioria do Grande Reino, alguns povos e grupos ainda fazem uso dela, como os Okrasiri e os Subirót'nák, com os anciãos Okrasiri falando entre si e o resto do povo mais com essa língua ancestral do que com a atual língua Magúz. Mesmo com sua falta de uso atual, a Língua Antiga é ensinada nas escolas, uma vez que muito da literatura, prosa e poética, do Grande Reino ainda fazem uso dela.

Por causa de sua simplicidade, a língua Antiga serviu de inspiração para a morfologia e alguns outros aspectos gramaticais da S'nândjis, a principal língua de sinais do Grande Reino - nomeada com uma palavra na língua Antiga que significa "sinais/sinal/sinalização". Ela foi criada para utilizar principalmente quatro dedos, uma vez que nem todos os povos do reino possuem cinco dedos.

Além dessas três línguas oficiais, outras merecem ser mencionadas:

~Língua de Lótùz~

Essa língua é utilizada apenas pelos habitantes de Lótùz, um clã de origens externas do Grande Reino. Como o povo desse território possui possível descendência humana, a língua utilizada por eles parece ter influências do inglês antigo.

~Linguagem da natureza~

A língua da natureza é utilizada pelas plantas e os animais do Grande Reino, e o único povo que parece poder se comunicar utilizando-se dela são as Titépìs.

Essa língua não deve ser confundida com:

~Linguagem de Tsendói~

Os Espíritos, seres mágicos que pertencem à esse mundo, também podem fazer uso da língua da natureza, mas esses possuem sua própria língua, a linguagem de Tsendói, a Luz do Destino e criador desse mundo e de todos que vivem nele. Essa língua não pode ser compreendida por mortais, sendo dividida apenas entre seres feitos de Essência.

~Língua dos Lokarakâ~

E por fim a língua dos Lokarakâ, cujo nome é desconhecido por aqueles que não fazem parte de sua comunidade. Os Lokarakâ são um povo que, embora amigável, prefere manter partes de sua cultura apenas entre eles, como se fosse um tesouro a ser guardado. É raro eles permitirem que pessoas de fora aprendam sua linguagem.

Além dessas línguas, muitos dialetos diferentes também fazem parte do vocabulário do Grande Reino, mas seria impossível escrever sobre todos eles, suas similaridades e diferenças em uma postagem só.

~~

Em uma futura postagem vou trazer um pequeno glossário da Língua Magúz, assim como outros detalhes sobre essa língua franca do Grande Reino! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário