terça-feira, 3 de outubro de 2023

Processo de escrita - Começo, meio e fim? Ou fim, começo e meio? Ou...

Eu sempre ouço pessoas falando sobre como é bom seguir um script e escrever começando pelo início, trabalhando através do meio e chegando ao fim. Na minha opinião, sim, ter um script para uma história é a melhor coisa a se fazer, mesmo se for uma simples lista de tópicos só para você ter uma ideia de onde quer levar a história ou dos detalhes mais importantes, mas... Para algumas pessoas escrever começo-meio-fim não funciona, não é mesmo?

Por diversão e curiosidade eu fiz uma enquete no meu tumblr sobre modos diferentes de escrever uma história. As opções eram:

  1. Começo-meio-fim;
  2. Fim-meio-começo;
  3. Meio-começo-fim(ou fim-começo);
  4. Começo-fim(ou fim-começo)-meio;
  5. Cenas aleatórias conectadas no fim;
  6. Outro.

48 pessoas participaram e - para minha alegria - muitos descreveram em detalhes o processo de escrita deles!

Honestamente, não foi uma surpresa para mim saber que a maior parte das pessoas (43.8%) escolheram a quinta opção "Cenas aleatórias conectadas no fim". Muitos até comentaram estar chocados em saber que algumas pessoas (37.5%) realmente escrevem através do método Começo-meio-fim!

Como é o meu processo de escrita...? Bem, eu sou alguém que gosta de ser especifico e de categorizar as coisas... Mas que escrever a partir de qualquer cena que eu gosto. Sim, durante meu processo eu tenho um script pronto, mas nem mesmo o script eu escrevo de modo estático!

Meus scripts normalmente não passam de uma lista de tópicos em que eu posiciono e reposiciono cenas como acredito ser aceitável. Normalmente minhas histórias nascem de cenas aleatórias, muitas vezes sendo essas cenas que acontecem mais o final da história, e eu faço uso delas, como um marco zero, para iniciar o resto do script; desse modo, fazendo com que todas as cenas que virão antes e depois se conectem à essa cena. É como criar uma árvore começando pelas pontas distantes das raízes, só para então conectá-las ao tronco!

Sim, existem exceções para isso, é claro... Algumas de minhas histórias são escritas do primeiro capítulo ao último. Mas eu notei que ter um modo estático de escrever não me ajuda. Cada história é única nesse sentido para mim! Algumas podem ser escritas de um modo e outros de outro!

Muitas vezes eu ouço pessoas mais jovens se perguntando "como deveriam escrever?", sentindo-se nervosos ou até mesmo envergonhados ao saberem que seu modo de escrever é diferente dos outros, sejam eles escritores por hobby ou escritores publicados.

Por isso eu fiz esse post para lembrar a todos que não há um modo especificamente "correto" de escrever!

É até meio bobo acreditar que um processo é melhor do que o outro, uma vez que escrever é uma experiência incrivelmente intima. O melhor processo de escrita é sempre aquele que é o mais fácil para você! É aquele que permite que você libere a sua criatividade e se sinta à vontade para colocar tudo no papel!

Desfasa-se da ideia de que você deve escrever de só um modo, o modo que você ouviu dizer que grandes escritores escrevem. Procure o seu jeito. Explore e descubra, do mesmo modo que seu personagem faria (bem, dependendo da história que você escreve, haha).

Não importa se seu processo é difícil de entender para outros além de você, não importa se o seu processo parece ser confuso e desorganizado para outros. Lembre-se que, o mais importante, é escrever para si mesmo. Então faça desse processo uma experiência agradável. ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário