quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Processo de escrita - Os sons da inspiração

Eu vou ser honesto, eu nunca entendi pessoas que só conseguem escrever no mais puro silêncio. Não estou dizendo que não há momentos em que eu me encontro escrevendo sem nenhum som ao fundo, mas a maior parte do tempo eu prefiro escrever com algo, mesmo que só para servir de "white noise" enquanto trabalho.

Algo muito fácil de se encontrar no youtube hoje em dia são vídeos com músicas, ou sons naturais de ambiente, que são feitos especialmente para ajudar na escrita criativa. Eu aposto que você já deve ter visto por aí vídeos e playlists com nomes bem específicos, não é? (como por exemplo "fugindo enquanto chove junto com seu amante que você foi proibido de ver")

O fato é que escutar algumas coisas específicas ajudam muito a escrever cenas específicas, ou então só ajudar você a se concentrar em uma ideia e se aprofundar no que escreve. E, se você for alguém que não gosta de escrever em puro silêncio, ou que só precisa de algo ao fundo, criar playlists pode ser de grande ajuda!

Minhas várias playlists consistem de músicas, canções e até do fundo musical de filmes todos escolhidos para me ajudar a entrar na mentalidade certa para escrever algumas cenas. 

Por exemplo, eu tenho dificuldade em escrever cenas de ação ou similares e para isso, tenho essas quatro playlists específicas a seguir...

Elas estão divididas em partes, que significam certos momentos importantes que podem fazer parte da cena:

1 - Se preparando para a batalha

2 - A guerra começa

3 - A guerra parece perdida

4 - Depois da batalha

Eu ainda tenho outras playlists com músicas fortes e cheias de energia, que servem para cenas de ação!

Só para ter uma ideia, eu tenho 26 playlists só sobre específicos tipos de cenas, além de muito mais com músicas de minhas bandas favoritas, que me ajudam a levantar a moral e me encher de inspiração!

Então, se você ainda não tem uma playlist, seja ela de músicas ou canções, esse é o seu sinal para fazer exatamente isso! Vá e crie suas playlists! Quantas forem precisas, com temas específicos ou não!

E, antes de terminar esse post, acho que seria legal dividir com vocês alguns dos meus canais favoritos, não só com músicas originais, mas também com sons atmosféricos baseados em filmes, livros, series e outros!

  • Ambient Worlds - Vídeos com música e sons atmosféricos, tanto naturais quanto baseados em mídias específicas.
  • ASMR Weekly, The ASMR Geek, ASMR rooms - Canas com ambientes atmosféricos baseados em várias mídias diferentes, com um foco maior numa experiência ASMR e relaxante.
  • nobody e oliviaalee - Ambos são canais com playlists com músicas clássicas e similares, com vídeos baseados em estilos de "aesthetics" diferentes (gótico clássico, dark academia, light academia, etc...)
  • Abbie Emmons - O canal de Abbie, em geral, é sobre livros, autores e sobre o processo de escrever (tudo em inglês, mas que eu recomendo muito!). Mas ela também tem uma playlist legal chamada "Sessão de Escrita Imersiva", com vídeos atmosféricos divididos em momentos de escrita e pausas.
  • The Ambient Score - Vídeos com o fundo musical de vários filmes diferentes.
  • TaiGekTou - Interessado em uma vibe mais oriental? Tente esse canal aqui!
  • Derek e Brandon Fiechter - Interessado em música original sobre vários temas diferentes do mundo da fantasia? Experimente o canal dos gêmeos Fiechter! Ou então explore o canal independente de Derek e Brandon
  •  Outros canais que seguem o estilo dos Fiechter que eu recomendo são: BrunuhVille, Adrian von Ziegler, Peter Crowly, Peter Gundry, Antti Martikainen, Elemental SoundWorks.
  • dreamy sound - Mais interessado em sons estilo ASMR sobre momentos específicos ou só precisa de algo ao fundo, servindo de white noise? Esse é o canal para você.

4 comentários:

  1. Achei interessante. Tem como indicar/mandar essas playlist? Tipo, essa de " Começo da batalha" e "preparo para a batalha"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é claro! Posso fazer um post sobre as músicas que uso nessas playlists, com link e tudo mais! Desse modo posso dividir várias playlists de uma só vez! O que você acha?

      Excluir
    2. Acho bom! Vai me ajudar bastante

      Excluir
    3. Olá! Eu acabei de fazer um post com links para algumas de minhas playlists principais, todas recriadas no youtube!
      https://bibliotecadelinadoon.blogspot.com/2023/10/processo-de-escrita-os-sons-da_02026715119.html
      Espero que elas ajudem de algum modo!

      Excluir