"Aliás, verdadeiramente, escrever não é quase sempre pintar com palavras?" - Clarice Lispector (1920 - 1977)
--
"Aliás, verdadeiramente, escrever não é quase sempre pintar com palavras?" - Clarice Lispector (1920 - 1977)
--
"O escritos é um homem que mais do que qualquer outro tem dificuldade para escrever." - Thomas Mann (1875 - 1955)
"Escrever é sempre esconder algo de modo que mais tarde seja descoberto." - Italo Calvino (1923 - 1985)
~~Hora de fanfic!~~
Disclaimer: A Origem dos Guardiões e seus personagens pertencem à Dreamworks Animation e William Joyce.
Terceira história da série A Guardian's Diary! - originalmente postada em 2014 / reescrita em 2022-2023
Jack Frost x Coelhão
Norte (Papai Noel) x Dentiana (Fada dos Dentes)
Um bebê, uma família, e muito amor, tudo o que é preciso para uma vida feliz.
Mas quem disse que levar esse tipo de vida seria fácil? Principalmente quando se é um Guardião...
Aí as coisas complicam...
-
(Clique no marcador "A Guardian's Diary 3" para acompanhar a segunda fanfic da série! Ou "A Guardian's Diary" para ver todos os posts da série!)
-
Capítulos serão postados: Toda primeira segunda-feira do mês! (uma vez que estou reescrevendo no momento!)
"Você quer armas? Estamos em uma biblioteca! Livros! As melhores armas do mundo!" - David Tennant, Doctor Who, temporada 2, episódio 2. (escrito por Russell T. Davies)
"Escrever um livro mau não requer menos trabalho que escrever um livro bom; jorra da alma do autor com a mesma sinceridade." - Aldous Huxley (1894 - 1963)
Olá amigos. Vocês devem ter notado como eu ando um pouco sumido, e alguns posts semanais pararam de aparecer.
Infelizmente eu não me sinto muito bem ultimamente e sinto pouca motivação para continuar criando (seja posts, histórias ou até arte). Por isso, esse mês de Novembro e Dezembro vão ser meses de "hiato", em que todas as postagens serão apenas postagens antigas já programadas para serem postadas, mas fora elas não tenho nada diferente para postar.
Espero voltar no próximo ano com algo mais para postar! ♥
Até lá!
"Melhor escrever para si mesmo e não ter público do que escrever para o público e não ter a si mesmo." - Cyril Connolly (1903 - 1974)
E só então ele notou... Não estava meio claro demais para quase ser meia-noite naquele lugar longe de qualquer iluminação...?
O mundo ao seu redor se iluminou consideravelmente e ele ouviu um som alto se aproximando, como o de rolar de pedras enormes. O ar vibrou e estalou em seus ouvidos, fazendo cada pelo em seu corpo se eriçar. Wil demorou um pouco para processar o que estava acontecendo... E então ele ergueu os olhos.
Uma bola de fogo vinha em sua direção, ao mesmo tempo se movendo devagar e descendo rápida como uma bala e Wil se sentiu paralisado em baixo da luz forte.
Até que algo grande e dourado veio em sua direção, agarrando-o pela frente da camisa e o puxando para longe.
Ele gritou. Suas orelhas vibraram com o som de uma explosão e o chão tremeu em baixo de seus pés, antes de tudo se tornar um zumbido alto e então nada. Calor o envolveu e tudo ficou escuro.
"Às vezes não tenho vontade de escrever e é por não querer escrever nada que acabo escrevendo alguma coisa." - Ana Carolina
Uau, meus amigos! Chegamos a 1.000 visualizações nesse blog!
Muito obrigado a todos que passaram por aqui! Espero que meus posts, mesmo que só um, tenha de algum modo chamado a atenção de vocês e ainda mais que tenha ajudado, mesmo que pouco!
Espero poder postar ainda mais posts interessantes e outras coisas mais!
E se você tiver uma ideia para algum tipo de post, comente aqui!
Obrigado novamente! ♥
Novo ship edit no meu canal de arte!
Casal: Peter Parker x Curtis Connors (Parkonnors)
Filme: O Espetacular Homem-Aranha (2012)
Música: Sick of Losing Soulmates - Dodie
A pedido de um comentário em meu post sobre playlists e como elas podem ajudar você a escrever, aqui está um "masterpost" com links para algumas das minhas playlists especificas, recriadas no youtube!
Algumas modificações podem ser feitas nelas com o passar do tempo, com novas músicas sendo adicionadas!
(Lembrando que, dependendo do local onde você mora, alguns vídeos podem não estar disponíveis, mas eu vou deixar o nome das músicas escritas para que você saiba o que está faltando!)
1 - Se preparando para a batalha
É chegada a hora. Nossos personagens precisam se preparar para a batalha inevitável.
Chegou a hora.
3 - Tudo parece estar perdido...
Será possível vencer essa batalha...? Ou o final é iminente?
A batalha terminou... A tristeza permanece, mas há esperanças para um novo mundo.
Quando personagens estão explorando um novo local, um novo mundo, uma nova vida.
Para momentos de suspense e tensão, em que ninguém sabe o que vai acontecer...
O que está por vir...? O que há atrás dessa porta que apareceu de repente...? Hora de descobrir!
Em geral, Kevin MacLeod é ótimo se você quer encontrar músicas simples com temas específicos!
Então esses são alguns das minhas playlists principais.
Espero que, de algum modo, elas possam ajudar vocês, meus caros leitores, a escrever cenas especiais!
E, por fim, eu também gostaria de dividir a minha playlist chamada Inspiration, com mais de 60 músicas e canções que me inspiram, não só a escrever e criar, mas a levantar da cama e seguir em frente! ♥
"Vou escrever alguma coisa que não sei o que seja, justamente para ficar sabendo. E que só eu posso me dizer, mais ninguém." - Fernando Sabino (1923 - 2004)
Olá, amigos! Só um pequeno update:
Se vocês notaram a falta de alguns específicos posts e coisas assim, é por que eu andei me sentindo um pouco mal nessas últimas semanas e tenho pouco para oferecer de conteúdo, além de não ter muita vontade de entrar no computador para compartilhas posts e tals.
De qualquer modo, estou tentando sair desse buraco em que caí, haha
Obrigado por ainda estarem por aqui! ♥
"Escrever deve ser uma necessidade, como o mar precisa das tempestades - é a isto que eu chamo respirar." - Anaïs Nin (1903 - 1977)
Eu vou ser honesto, eu nunca entendi pessoas que só conseguem escrever no mais puro silêncio. Não estou dizendo que não há momentos em que eu me encontro escrevendo sem nenhum som ao fundo, mas a maior parte do tempo eu prefiro escrever com algo, mesmo que só para servir de "white noise" enquanto trabalho.
Algo muito fácil de se encontrar no youtube hoje em dia são vídeos com músicas, ou sons naturais de ambiente, que são feitos especialmente para ajudar na escrita criativa. Eu aposto que você já deve ter visto por aí vídeos e playlists com nomes bem específicos, não é? (como por exemplo "fugindo enquanto chove junto com seu amante que você foi proibido de ver")
O fato é que escutar algumas coisas específicas ajudam muito a escrever cenas específicas, ou então só ajudar você a se concentrar em uma ideia e se aprofundar no que escreve. E, se você for alguém que não gosta de escrever em puro silêncio, ou que só precisa de algo ao fundo, criar playlists pode ser de grande ajuda!
Minhas várias playlists consistem de músicas, canções e até do fundo musical de filmes todos escolhidos para me ajudar a entrar na mentalidade certa para escrever algumas cenas.
Por exemplo, eu tenho dificuldade em escrever cenas de ação ou similares e para isso, tenho essas quatro playlists específicas a seguir...
Elas estão divididas em partes, que significam certos momentos importantes que podem fazer parte da cena:
1 - Se preparando para a batalha
2 - A guerra começa
3 - A guerra parece perdida
4 - Depois da batalha
Eu ainda tenho outras playlists com músicas fortes e cheias de energia, que servem para cenas de ação!
Só para ter uma ideia, eu tenho 26 playlists só sobre específicos tipos de cenas, além de muito mais com músicas de minhas bandas favoritas, que me ajudam a levantar a moral e me encher de inspiração!
Então, se você ainda não tem uma playlist, seja ela de músicas ou canções, esse é o seu sinal para fazer exatamente isso! Vá e crie suas playlists! Quantas forem precisas, com temas específicos ou não!
E, antes de terminar esse post, acho que seria legal dividir com vocês alguns dos meus canais favoritos, não só com músicas originais, mas também com sons atmosféricos baseados em filmes, livros, series e outros!
"Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta continuarei a escrever." - Clarice Lispector (1920 - 1977)
Eu sempre ouço pessoas falando sobre como é bom seguir um script e escrever começando pelo início, trabalhando através do meio e chegando ao fim. Na minha opinião, sim, ter um script para uma história é a melhor coisa a se fazer, mesmo se for uma simples lista de tópicos só para você ter uma ideia de onde quer levar a história ou dos detalhes mais importantes, mas... Para algumas pessoas escrever começo-meio-fim não funciona, não é mesmo?
Por diversão e curiosidade eu fiz uma enquete no meu tumblr sobre modos diferentes de escrever uma história. As opções eram:
48 pessoas participaram e - para minha alegria - muitos descreveram em detalhes o processo de escrita deles!
Honestamente, não foi uma surpresa para mim saber que a maior parte das pessoas (43.8%) escolheram a quinta opção "Cenas aleatórias conectadas no fim". Muitos até comentaram estar chocados em saber que algumas pessoas (37.5%) realmente escrevem através do método Começo-meio-fim!
Como é o meu processo de escrita...? Bem, eu sou alguém que gosta de ser especifico e de categorizar as coisas... Mas que escrever a partir de qualquer cena que eu gosto. Sim, durante meu processo eu tenho um script pronto, mas nem mesmo o script eu escrevo de modo estático!
Meus scripts normalmente não passam de uma lista de tópicos em que eu posiciono e reposiciono cenas como acredito ser aceitável. Normalmente minhas histórias nascem de cenas aleatórias, muitas vezes sendo essas cenas que acontecem mais o final da história, e eu faço uso delas, como um marco zero, para iniciar o resto do script; desse modo, fazendo com que todas as cenas que virão antes e depois se conectem à essa cena. É como criar uma árvore começando pelas pontas distantes das raízes, só para então conectá-las ao tronco!
Sim, existem exceções para isso, é claro... Algumas de minhas histórias são escritas do primeiro capítulo ao último. Mas eu notei que ter um modo estático de escrever não me ajuda. Cada história é única nesse sentido para mim! Algumas podem ser escritas de um modo e outros de outro!
Muitas vezes eu ouço pessoas mais jovens se perguntando "como deveriam escrever?", sentindo-se nervosos ou até mesmo envergonhados ao saberem que seu modo de escrever é diferente dos outros, sejam eles escritores por hobby ou escritores publicados.
Por isso eu fiz esse post para lembrar a todos que não há um modo especificamente "correto" de escrever!
É até meio bobo acreditar que um processo é melhor do que o outro, uma vez que escrever é uma experiência incrivelmente intima. O melhor processo de escrita é sempre aquele que é o mais fácil para você! É aquele que permite que você libere a sua criatividade e se sinta à vontade para colocar tudo no papel!
Desfasa-se da ideia de que você deve escrever de só um modo, o modo que você ouviu dizer que grandes escritores escrevem. Procure o seu jeito. Explore e descubra, do mesmo modo que seu personagem faria (bem, dependendo da história que você escreve, haha).
Não importa se seu processo é difícil de entender para outros além de você, não importa se o seu processo parece ser confuso e desorganizado para outros. Lembre-se que, o mais importante, é escrever para si mesmo. Então faça desse processo uma experiência agradável. ♥
30/09/2023...
Puff, puff... Essa semana foi... Estranha... E não de um modo legal.
Infelizmente não há muito para contar. Minha cabeça não estava muito certa, tanto que eu estou postando isso na segunda ao invés de domingo, quando deveria ser postado.
A imagem acima representa perfeitamente meu estado essa semana. Fui incapaz de escrever, tanto meus projetos originais, quanto minhas fanfics; não fiz nenhum livestream por estar me sentindo sem forças para tal coisa; a única coisa que conseguia fazer essa semana foi desenhar algumas coisas.
Mas isso acontece de vez em quanto. Às vezes minha mente não é minha melhor amiga.
Mas por causa disso, eu vou tentar escrever o máximo possível nessa semana que se inicia! Então desejem-me boa sorte, amigos! E nesse próximo domingo eu trarei um post com algo que valha a pena compartilhar! ♥
Uma vez que eu já fiz uma postagem apresentando meu personagem Thomas, eu achei que seria legal dividir com vocês também da arte que eu já fiz dele!
Começando há muito tempo atrás...
Nos anos antigos de 2009...
![]() |
Thomas dormindo calmamente em sua cama, momentos antes de ser acordado por Édna |
Essa foi a primeira imagem que eu já fiz de Thomas. Mas antes de qualquer coisa, eu tenho que dizer que esse não é um bom exemplo da minha arte em 2009. Quando eu comecei a desenhar uma versão em quadrinhos da história, eu estava um pouco sem criatividade e sem paciência, por causa disso, meus desenhos acabaram saindo bem apressados e mal desenhados.
Alguns anos mais tarde, quando eu já tinha começado a escrever a primeira versão de Thomas (um pouquinho antes de desistir da ideia por algum tempo), eu decidi finalmente me esforçar para fazer um desenho melhor do meu protagonista...
Sim, as proporções estão horríveis, mas esse foi um período de mudança na minha arte, um período em que eu comecei a levar minhas habilidades artísticas (e de escrita) mais a sério. Foi aqui que eu comecei a experimentar algumas coisas novas, entre eles colorir (algo que eu sempre detestei), e a usar mais linhas retas. Orelhas sempre foram um problema para mim, e até hoje eu não gosto muito de desenhar elas, haha.
Essa foi a primeira vez que Thomas ganhou suas cores, vermelho e verde, e foi aqui que a forma base de Thomas se consolidou e só foi melhorada e aprimorada com o passar dos anos.
Após desistir dessa história (na época chamada ainda Thomas a Trilogia), eu só retornei a encará-la em 2014 e, no ano seguinte, eu voltei a desenhar não só Thomas, mas outros personagens também (mas como estamos focando em Thomas no momento, vamos falar só do rapaz).
Não, Thomas não virou um elfo de repente, haha. Como eu disse antes, orelhas sempre foram um problema para mim (e eu gosto mesmo de chamar essa época em minha arte como "era dos elfos"). Nesse período eu comecei a tirar mais inspiração do estilo usado em mangas e animes, algo que é fácil de notar no formato dos olhos, que mudou várias vezes durante essa época caso você dê uma olhada em tudo o que desenhei naqueles anos.
E não, Thomas também não perdeu a cor do cabelo, eu só não pude pintar por que meu lápis de cor vermelho infelizmente tinha ficado pequeno demais para usar... (Eu ainda digo que deviam haver caixas de lápis de uma cor só a venda!)
E então, no ano de 2017, Thomas chegou a um novo nível:
E, pela primeira vez, Thomas foi desenhado no computador! Nessa época eu não possuía nem tablet, nem mesa digitalizadora. Tudo o que eu tinha para usar era meu mouse e desenhar com mouse não é fácil... Mas ainda assim, eu comecei a experimentar mais, com luz e sombra e outros detalhes assim. E foi aqui que, pela primeira vez em minha arte, Thomas começou a ficar mais parecido com o modo que eu o imaginava desde o começo!
E sim, orelhas ainda me davam problema... (orelhinhazinha, miudinha~)
Após isso o meu estilo de desenhar Thomas mudou pouco e, por muito tempo, eu não voltei a desenhar ele, me ocupando com outras coisas (entre elas, meus estudos) e me focando em "desenhar" o rapaz com palavras ao invés de linhas.
Mas, depois de tanto tempo, eu decidi que era hora de colocá-lo no "papel" de novo e, eu tenho que dizer...
O meu filho só vai ficar mais lindo a partir daqui. ♥
(E olha só! Eu finalmente estou me dando bem com orelhas! 😃)
23/09/2023...
Olá, olá, olá...
Vocês devem ter notado que eu não postei um diário do escritor semana passada! E isso tudo porque, infelizmente, meu computador parou de funcionar no fim dessa última semana. Graças aos deuses, eu já tenho ele de volta comigo e nada foi perdido, mas por causa disso eu infelizmente fui incapaz de escrever tanto minhas histórias originais quanto minhas fanfics...
Ah, windows, my beloathed...
Então, infelizmente, não há muito para contar...
Exceto que eu tomei esse tempo para ler e escrever fanfics que tenho salvo no google docs! (Para todos aqueles que tem interesse nas fanfics de Mario, logo logo eu vou postar novos capítulos e novas historinhas curtas!)
Então é só isso! Até a próxima semana em que terei muito mais para contar (eu espero...)!
Precisa de ajuda para escrever, desenvolver melhor suas histórias ou para ter uma ideia da vida de escritor e o processo de publicação (por editora ou independente)?
Então aqui estão alguns canais legais no Youtube que podem ajudar você!
Por Wlange Keindé. Wlange produz vídeos sobre vários tópicos relacionados à vida e ao trabalho de um escritor. Com vídeos sobre dicas para escrever específicos tipos de personagens, como prender seu leitor e como desenvolver melhor suas habilidades de descrever, narrar, etc; vídeos com informações sobre o processo de publicação, tanto com a parceria de uma editora ou publicação independente, e como funciona o mercado literário brasileiro; além, é claro, de outros vídeos interessantes sobre literatura, sugestões e dicas de leitura!
Por Sandro Bier, editor, escritor e agente literário. Um ótimo canal com várias dicas sobre escrita criativa, correção e edição, além de muita informação sobre o processo de publicação, independente ou não, pelo ponto de vista de alguém que faz parte do processo editorial.
Interessado em publicar independentemente? O canal da Marina pode dar informações preciosas para você! Escritora desde 2016, com 8 livros já publicados sem editora ou agente, Marina faz vídeos que falam principalmente sobre o processo de publicação independente, sobre as escolhas possíveis para autores, com informações sobre cada passo do caminho, além de dicas sobre marketing pessoal. Além de playlists com músicas para ajudar a escrever cenas ou histórias especificas!
Se o que você mais procura é informações sobre como vender seu livro, ou seja, marketing, seja você um autor independente ou não, o canal da Lilian é muito bom! Cheio de informações, dicas e entrevistas, com o intuito de fazer os autores se sentirem mais confiantes em vender seus projetos, mesmo sem experiência!
E para aqueles que sabem inglês...
Um ótimo canal que fala bastante sobre worldbuilding e como fazer histórias e personagens mais bem desenvolvidas e mais interessantes! (Além de ter um monte de coisa sobre Avatar a Lenda de Aang para aqueles que gostam, haha!)
-
Gostou? Você tem algum canal que te ajudou a melhorar seu trabalho de escritor? Divida aí nos comentários!
Talvez eu faça mais um post com outros canais se alguém tiver interesse, e posso colocar suas indicações também!
– Comandante! – Ela ouviu a voz de Lalazia. – A cavalaria está aqui!
Mizali se apoiou contra um dos lados do navio, vendo as estrelas douradas e brilhantes que se aproximavam. Ela ergueu a espada, sinalizando, e quase perdeu sua arma preciosa quando o navio balançou violentamente mais uma vez.
– Continuem atirando! – Ela gritou e viu quando um dos galeões negros atirou mais uma rajada em sua direção. Mizali esperou pelo impacto, mas ele não veio. Não era fácil ver os projeteis, mas ela pôde ver suas silhuetas por um instante, sendo lançados na direção das estrelas em forma de flecha que se aproximavam. As estrelas se moveram com facilidade, desviando do ataque.
Um dos cavaleiros desceu em um arco, se colocando em cima do galeão dourado, um grupo se colocou em formação ao redor dos navios sem entrar na área de tiro dos canhões, enquanto outro grupo começou a rondar os navios obscuros, separando-se em trios, um para cada navio inimigo.
Mizali estava feliz pela chegada rápida da cavalaria, mas ainda assim, ela sabia que não havia muito que eles pudessem fazer naquele momento, ou no estado em que estavam.