terça-feira, 19 de março de 2024

Curiosidades sobre A Saga do Destino

📝Curiosidades sobre... 📝


Acho que está na hora de dividir algumas curiosidades sobre a origem e o processo do desenvolvimento da minha história A Saga do Destino!

  • A inspiração para A Saga do Destino veio de um livro infantil e brinquedos Kinder Ovo Surpresa.

Duas coisas foram a principal inspiração para a criação de A Saga do Destino: o livro "O rei maluco e a rainha mais ainda" de Fernanda Lopes de Almeida e brinquedos de Kinder Ovo.

O livro infantil de Fernanda, que eu gosto de chamar de "Alice no País das Maravilhas brasileiro" e do qual eu já falei um pouco em outro post, me inspirou a criar uma história com aquele mesmo nível de loucura. A princípio a primeira ideia para a história foi só uma recriação do livro de Fernanda, mas ao partir dos dias as coisas foram mudando.

E como os brinquedos de Kinder entram nisso tudo? Simples! Foi com esses brinquedos que eu criei a história! Além de vários deles terem servido para a inspiração por trás do design de vários dos personagens! 

(Se você está curioso sobre isso, não se preocupe! Eu vou fazer um post especial só sobre as origens da história! Mas enquanto isso...)

Esses brinquedinhos aqui por exemplo foram usados para fazer o papel dos amigos humanos de Thomas, além de servir como inspiração para a aparência de alguns deles! É claro que, embora eu tenha usado todos os brinquedos quando criava a versão original da história, muitos dos personagens que apareceram no original foram descartados, já que a maioria deles era desnecessária ou não adicionava muito para o plot, mas aposto que, se você der uma olhada aqui, pode ter uma ideia pelo menos de alguns que foram mantidos na versão final! :)

E está vendo aquele rapaz de cabelos vermelhos e olhos verdes na frente de todo mundo? Adivinha quem ele inspirou~

  • Eu demorei três dias para criar a história original.

Eu lembro bem: era uma sexta-feira e o fim de semana estava chegando. Depois da escola eu fiquei com vontade de brincar com meus brinquedinhos de Kinder, então peguei alguns livros grandes e velhos e os coloquei em cima da cama para criar uma superfície mais plana e escolhi os brinquedos que seriam os personagens da minha história.

Inspirado pelo livro de Fernanda, eu comecei a criar a história, terminando só quando já era tarde e minha mãe estava me mandando ir para a cama. Eu gostei do que tinha criado, mas o final não parecia muito conclusivo para mim. Então, no dia seguinte (Sábado), eu peguei os livros e os brinquedos novamente e continuei a história.

No fim do dia, novamente, eu achei que aquilo não era bom o bastante, então no terceiro dia (Domingo) eu comecei a parte final da história, com uma conclusão verdadeira.

Honestamente, seria também correto dizer que eu demorei quatro dias para terminar essa história, mas o quarto dia foi o dia em que eu coloquei tudo junto em uma história só e quando eu comecei a tentar encontrar um modo de dividi-la com outros.

Por causa disso, A Saga do Destino tinha sido originalmente pensada como uma trilogia. Seu nome era até "Tomas a trilogia" (naquela época Thomas ainda não tinha seu "h"), e a ideia de manter a história separada em três livros foi mantida por vários anos, até um dia eu decidir que, com as novas ideias que surgiram com o passar dos anos, seria melhor dividir essa saga em cinco livros.

Interessantemente... Eu não me lembro da versão original da história além de algumas cenas e alguns detalhes aleatórios. É uma pena, mas eu sei que a versão nova é mil vezes melhor, então talvez seja melhor que eu não me lembre haha.

  • A primeira versão foi uma história em quadrinhos.

Antes de decidir escrever, eu pensei em fazer a versão original de A Saga do Destino uma história em quadrinhos, que você pode ver bem aqui!

Não, meus desenhos dessa época não são todos assim, de fato esses são alguns dos piores desenhos que eu fiz em 2009! Mas foi exatamente por isso que essa ideia da HQ nunca chegou a se expandir.

Naquele momento eu... Não estava com humor para desenhar, mas sentia a necessidade de colocar as ideias dessa história no papel. Então eu praticamente me forcei a fazer uma página de quadrinhos bem rápida, sem me importar se os desenhos estavam bons ou não. E esse foi o resultado.

Depois desses doodles, eu deixei a ideia de lado e decidi me focar em escrever ao invés de desenhar. Lembrando que, naquela época, meu habito de leitura estava em transição, eu ainda estava me acostumando a ler livros sem figuras. Em outras palavras, eu posso dizer que, o momento em que eu desisti dessa HQ e comecei a escrever, foi o momento em que minha vida mudou para sempre...

E aqui estou eu agora!

  • Eu desisti da história na mesma semana e só a retomei 2 anos depois.

Em 2009... Após desistir da versão em quadrinhos, eu tentei escrever um primeiro capítulo. Eu chamo essa época de meu "período transitório", pois foi quando eu comecei a parar de ler só histórias em quadrinhos e comecei a ler livros sem figuras. O começo foi, ironicamente, a parte mais difícil de fazer. Eu tentei duas vezes, de dois modos diferentes: primeiro com um prólogo contendo um poema e em seguida com o primeiro capítulo; e a segunda vez eu tentei apenas com um primeiro capítulo, sendo esse totalmente diferente (e que lia, estranhamente, como o primeiro episódio de um anime slice of life?).

Eu fiquei tão desapontado com ambas as tentativas, que desisti completamente de continuar com aquela história.

Embora eu tenha desistido tanto dos quadrinhos quanto da versão escrita, a história se manteve em minha cabeça e, durante os anos de 2009 e 2011 eu a criei e recriei, revisei e modifiquei múltiplas vezes. 

Até que, em 2011, enquanto assistia um filme, eu senti uma repentina onda de inspiração... Agarrei os papeis e o primeiro rascunho (prólogo + primeiro capítulo) e comecei a escrever... E não parei mais.

  • A história já passou por outros gêneros, como musical e até um splatterfest adulto!

Enquanto eu criava e recriava a história durante seus primeiros meses, eu me deixei levar por ideias. Uma ideia - que até hoje eu não compreendo de onde veio - foi a de transformar a história em um musical, e não um musical qualquer! Mas um musical jukebox, similar à Mamma Mia! Eu não entendo muito bem por que eu fiz isso e qual foi minha inspiração, mas isso aconteceu. Mas a ideia viveu por pouco tempo.

Outra ideia foi a de modificar a história para ser adulta e séria, como um filme de ação. Acredito que a inspiração tenha sido um misto do inicio da minha fase adolescente "edgy" e, é claro, o fato de que eu passava a maior parte do tempo assistindo filmes de ação sangrentos com Arnold Schwarzenegger. O que eu posso dizer? O Predador e O Vingador do Futuro são ótimos filmes!
  • O vilão da história e seu nome mudou várias vezes.

A Saga do Destino teve várias versões diferentes e, algo que eu tive dificuldade em decidir foi o nome do vilão além de trocar de vilão várias vezes antes de decidir ficar com a primeira vilã que apareceu na versão original da história. Ainda assim, sem vontade de descartá-los totalmente, eu decidi adicioná-los no universo e na história do Grande Reino em si.

Dê uma olhada num dos poemas de San Iak e você pode ver vários dos nomes antigos! ;)

  • San Iak foi o último personagem a ser adicionado.

Sim, San Iak, o escritor do poema que aparece no prólogo da história, um dos personagens mais importantes da história, foi o último personagem a ser criado para A Saga do Destino. Originalmente ele só era um nome importante, mas aos poucos ele começou a se tornar um personagem de verdade. Por muito tempo eu não tinha ideia do que eu realmente queria dele, como eu queria que ele fosse e como ele devia agir na história.

Como dá para ver na lista de personagens original, escrito em 2009, além de alguns nomes diferentes e outros personagens sem um nome próprio, sendo conhecidos apenas pela sua profissão, San Iak não pode ser encontrado em lugar algum, nem mesmo no outro lado da folha!

Infelizmente eu não me lembro exatamente o momento em que San Iak foi adicionado como um personagem à história, sendo mais do que simplesmente "o homem que tinha escrito o poema sobre Thomas",

-

Se você tiver interesse em saber um pouco mais, vá em frente e comente! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário