terça-feira, 1 de agosto de 2023

Pensamentos ao vento #2

Eu estava pensando sobre worldbuilding... Sabe, soft worldbuilding e hard worldbuilding, ou, como eu me acostumei a dizer "ser um Lewis" ou "ser um Tolkien" (Embora existam muitos outros escritores para usar de exemplo).

Eu me descreveria mais como um "Tolkien". Eu gosto de desenvolver meus mundos o mais profundamente possível. Muitas das histórias de Chiaroscuro existem mais para implementar detalhes ao universo Chiaroscuro do que para qualquer outra coisa.

Não tem coisa mais divertida para mim do que passar horas e horas trabalhando em múltiplos povos, línguas, culturas, e tudo o mais...

E as vezes eu levo esse meu amor por esse tipo de coisa também para o universo do fandom, tentando fazer sentido de vários mundos que não me pertencem ou que parecem ter a possibilidade de ter muito, muito mais worldbuilding (No momento, por exemplo, eu não consigo parar de desenvolver o universo de Super Mario Bros haha).

Eu sempre ouço pessoas falando sobre a importância de fazer um mundo que faz sentido até os mínimos detalhes, mas isso não é realmente tão necessário assim. Tem muita coisa que você não precisa criar para que sua história faça sentido. De qualquer modo, o que uma história mais precisa de verdade é ser interessante e ter um bom enredo, não é mesmo?

É claro que não tem problema nenhum criar um mundo e não desenvolver ele profundamente. E se alguém não gosta de ser um "Tolkien", ele não precisa ser um! Nem todo mundo gosta de fazer isso e muitos leitores nem sequer se importam em saber sobre cada detalhe do universo criado!

Cada pessoa é diferente e cada um escreve e cria sua história como bem entender. No final, não é o quão detalhado o seu mundo é que realmente atrai o leitor, mas sim a história que acontece nesse mundo, as aventuras pelas quais os personagens passam. Então no mínimo o escritor deve pensar em como fazer algo que faz sentido, mesmo que minimamente, algo que não confunda o leitor, nem cause problemas para a história. Por que, aí sim, haveria um problema...

Sim, o worldbuilding pode muito bem marcar uma história na mente de um leitor, mas isso pode ser tanto bom, quanto ruim. Aposto que tem muita gente por aí marcada por histórias com mundos que fazem tão pouco sentido...

-

Aqui uma postagem no Tumblr traduzida para o português sobre Tolkien e Lewis que eu acho engraçada, só para complementar essa postagem, haha...



Nenhum comentário:

Postar um comentário