terça-feira, 5 de setembro de 2023

Um mundo de inspiração #1


🌄O corredor de A Saga do Destino🌇

Há um tempo atrás eu postei um Fragmento Friday de A Chave Elemental que menciona um corredor de grande importância para a história.

E, alguns dias atrás, eu visitei novamente o verdadeiro corredor entre casas que inspirou o corredor da história!

Embora a descrição do lugar seja um pouco mais claustrofóbico, além de apresentar algumas diferenças, eu acredito que é fácil ver nas fotos como eu tentei descrever o sentimento de andar no meio desse corredor pequeno.

Quando a ideia de A Saga do Destino surgiu em minha cabeça pela primeira vez, eu tinha 12 anos de idade e já tinha passado múltiplas vezes por esse corredor, normalmente acompanhando minha vó, uma vez que esse era o caminho mais rápido para um dos supermercados que ela gostava.

Eu sempre fui uma criança pequena e para mim as paredes pichadas sempre pareceram ser extremamente altas, o que com certeza inspirou a descrição que eu coloquei na história. Eu não me lembro bem de como me sentia enquanto atravessava essa passagem estreita e até hoje me pergunto se em algum momento eu me senti desconfortável... 

Mas talvez não. Talvez o modo como descrevi Thomas reagindo ao lugar tenha sido só uma criação para a história e nada mais que isso.

O corredor mudou pouco desde a última vez que eu o visitei, continuando estreito e coberto de várias camadas de pintura urbana. Mas se você continuar lendo o capítulo, vai poder notar como há algumas diferenças na aparência desses lugares entre o mundo real e o mundo fantástico.

Como na passagem:

Ladeado pelos grandes muros dos condomínios fechados, um pequeno corredor se abria. Não passava de um beco vazio há alguns anos, mas após a construção dos condomínios acabou se tornando um modo mais curto, rápido e mais seguro de descer a rua sem passar pela estrada principal.

Dá para ver nas fotos que os muros não são muito altos e que nem são muros de condomínios fechados. Sim, a rede em cima de um dos muros pertence ao pequeno campo de futebol e basquete de um condomínio, mas o muro do outro lado pertence na verdade a uma casa (embora, sim, essa fique bem ao lado de um outro condomínio).

Outro detalhe, é o tapetinho que marca o portal para o Grande Reino:

Mas tinha algo mais estranho no corredor: o pequeno e misterioso tapete de boas-vindas, pintado em azul e verde, preso ao chão próximo a um dos muros.

O tapete, é claro, não existe, sendo uma criação totalmente fictícia para a história. Ainda assim, como continua-se no capítulo...

Era dito que aquele mesmo pedaço de carpete tinha iniciado a lenda. Afinal, por que haveria um tapete de boas-vindas naquele lugar onde não havia nada? Alguns achavam que já houve uma porta ali, de alguma casa destruída há muito tempo, mas não havia registro algum dela. (...)
Não havia casa alguma em qualquer um dos lados do corredor, nem nenhum portal de qualquer tipo. De acordo com meus avós, pouco havia ali além de mato até os condomínios serem construídos.

Algo interessante sobre a criação da versão fictícia dessa passagem é que um dos muros acaba na curva, dando lugar para uma grade branca, enquanto no livro as paredes do corredor são totalmente feitas de tijolos. Ou seja, nessa versão de nosso mundo (o planeta Terra de Chiaroscuro), não existem grades nesse corredor. E, ironicamente, em minha imaginação, eu sempre vi o tapete grudado no chão frente ao muro que toma o lugar da grade de nosso mundo.

Interessante... Mas eu nunca gostei do modo como o muro acabava e dava espaço para uma grade, então acho que isso deve ter me influenciado um pouco, haha.

Bem, ao atravessar o corredor andando na direção presente na ordem das fotos, se chega à uma rua cercada principalmente por casas pequenas - sem contar o condomínio é claro - que leva para a rua principal. E é, no caminho para a rua principal, em uma casinha frente à um dos condomínios, que Thomas mora.

Tal casa não existe em nosso mundo e, por respeito aos moradores, eu não saí por aí tirando foto de todas as casas da rua, mas eu acredito que uma dessas casas pequenas deve ter sido a inspiração para a casa de Thomas. Mas muito mudou naquele lugar desde a última vez que passei por lá com minha avó, as casas foram pintadas, novas grades e muros foram construídos e, infelizmente, alguns dos moradores mais antigos não estão mais lá. 

Mas o lugar ainda é tão familiar...

Vários outros lugares serviram de inspiração para lugares presentes em A Saga do Destino, mas eu acredito que essa simples passagem entre muros é um dos mais importantes, pois, sem ela, não haveria história, não haveria Thomas, não haveria Chiaroscuro...

E, por isso, eu decidi que esse era o melhor lugar para começar com as postagens "Um mundo de inspiração"! ❤

Nenhum comentário:

Postar um comentário