terça-feira, 12 de setembro de 2023

Processo de escrita - O tamanho da página

Eu estava pensando de novo sobre fontes e como elas podem influenciar sua mente a pensar ou processar as coisas de um certo modo (como eu falei em um post anterior!)...

E sabe no que eu estava pensando? Em como até mesmo o formato da página do seu documento pode vir a ajudar a escrever mais ou mais rápido, ou até mesmo só ajudar você a se sentir mais confortável com o seu manuscrito!

Mas antes de escolher qual é o tamanho certo para você usar, é preciso pensar em como você vê tanto o manuscrito quanto o processo de escrever.

Por exemplo, eu as vezes tenho dificuldade para me focar no que eu estou escrevendo (mesmo quando a inspiração está ali, do meu lado), então eu estou sempre procurando outros modos de fazer com que eu leve meus projetos mais a sério e, um dos métodos que eu encontrei foi modificar o tamanho do meu documento para o formato do livro que eu gostaria de ver o meu manuscrito publicado!

O tamanho mais comumente usado em livros publicados é o formato A5 (14,8 cm x 21 cm), normalmente com as margens superior e inferior em 2,54 cm e as margens à esquerda e direita em 1,91 cm.

Desde então eu comecei a me focar muito mais no que eu escrevo! Eu não sei bem como isso funciona, mas é como se, ao usar esse formato, de algum modo minha mente acredita que está terminando um projeto importante, que vai ser publicado daqui a pouco tempo e, para isso, precisa de muita atenção e diligência!

Oh, mas e se esse formato não funcionar para você? Tente outros!

Lembre-se, durante o processo de produção, o manuscrito só precisa ser constantemente visto por uma pessoa: Você! 

Em outras palavras, não tenha medo de modificar todo o arquivo se isso faz o seu processo de escrita ser melhor ou mais fácil! Liberte-se da ideia de que você precisa fazer os primeiros rascunhos de seu manuscrito de um modo formal, como se você já estivesse o apresentando à um agente literário ou à editora de sua escolha, ou seu leitor!

O que faz com que o trabalho de escrever seja mais prazeroso para você? Talvez outro formato sirva para você! Não se preocupe com quebras de página e sessão, não se preocupe em destacar o nome dos capítulos de modo diferente, não se preocupe se você usa uma cor diferente de página para escrever se branco dói seus olhos. Experimente! Torne seu trabalho prazeroso e você vai ver que grande diferença isso faz!

-

É claro que, cada pessoa é diferente, e talvez o que funcione para mim não funcione para outros! E talvez, um formato mais casual ainda sirva para aqueles que veem seus manuscritos com mais seriedade e vice versa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário